was successfully added to your cart.

Como lidar com a gula, o cigarro, álcool e outros vícios?

como lidar com o álcool cigarro e outros vícios

como lidar com a gula cigarro e outros vícios

Como ser humano ninguém está livre das obsessões e do comportamento compulsivo. Todos carregam na sua história um conjunto de atividades através das quais a personalidade se desliga da realidade, ou se nutre para se sentir querida, amada ou simplesmente “alguém”.  Lidar com esses comportamentos cíclicos é um desafio para todos. Se o problema é o “sobre peso”, devemos saber que antes do corpo ser gordo, a mente deve estar gorda. O corpo apenas acompanha o estado da mente, de fato, não existe um “corpo gordo”. Como lidar com a gula?

Todo vício tem duas facetas: uma física e outra mental. Ambas precisam ser tratadas, para que o indivíduo possa desfrutar de uma vida saudável. Como é na mente que está o impulso original de qualquer vício, o tratamento da mente problemática é imprescindível. Já o tratamento físico depende do grau de manifestação do comportamento e também não deve ser desconsiderado.

Para tratar dos efeitos físicos é sempre aconselhável recorrer a um especialista, pedir ajuda é sinal de sabedoria quando lidamos com vícios. Para o tratamento mental em geral consultamos psicólogos e terapeutas. Apesar de muitos problemas serem resolvidos, a verdade é que nem sempre os processos terapêuticos têm a intensidade necessária para realizar uma transformação nesses comportamentos. Para que exista a condição favorável ao crescimento, as vezes é preciso uma mudança mais abrangente, uma nova maneira de viver e se relacionar.

Para lidar com esses comportamentos a tradição védica não dispensa os tratamentos físicos e terapias, mas também propõe um estilo de vida. Não que existe a necessidade de se viver de uma determinada maneira ou de outra, mas o corpo e a mente têm certas necessidades fundamentais e o estilo de vida do yogi, o yoga, é apenas uma maneira eficiente de lidar com elas. O yoga enquanto estilo de vida é simplesmente uma vida saudável. De verdade não tem uma regra fixa, hora para acordar ou que tipo de exercício físico deve ser feito, porém existe um entendimento a respeito de tudo isso que faz a gente se equilibrar no momento que estamos vivendo.

Existem muitos modelos para expor o estilo de vida de yoga: os valores descritos na BhagavadGita, a descrição de Patanjali sobre yoga conhecida como “astanga yoga” e os Vedas de uma maneira geral  que fazem menção constante a uma vida honesta, simples e objetiva para a pessoa interessada em viver bem. Dessa maneira a convivência com o professor se torna importante não só pelas aulas, mas porque ele é um exemplo vivo de todos esses valores e modo de viver com os limites naturais que todo mundo tem.

Com o apoio desse estilo de vida , a tradição propõe uma meditação simples na forma de uma oração para ajudar com os comportamentos compulsivos, que pode iniciar nosso dia ou ser repetida nos momentos importantes:

1 – Aceitação: “…Reconheço esse determinado comportamento vejo como ele me traz resultados indesejáveis. Esse comportamento faz parte da ordem dessa criação, tem um motivo para existir e não adianta eu querer que ele não esteja lá…”

2 – Breve Análise: “..Me parece que através dele, quero “(chamar atenção, me livras da solidão, me livrar do medo…). Devido (a minha história) associo esse comportamento com a minha necessidade de ser… ”

3 – Oração: “…Oh Senhor, que permeia todo esse universo, que criou minha mente e o mundo da maneira que é, por favor me abençoe para que possa me ver livre da necessidade de (….) e que possa deixar de lado esse comportamento que não contribui para minha vida. Ele parece ser mais forte do que eu, oh Senhor, por favor me dê suas bênçãos para poder lidar com ele…”

como lidar com a gula cigarro e outros vícios

Esse cuidado consigo para crescer do ponto de vista comportamental é muito importante para aqueles que desejam o auto-conhecimento, mas não queremos transformá-lo em nossa busca espiritual. Só uma mente relativamente madura pode entender a mensagem dos Vedas e por isso esse esforço é importante, contudo os Vedas também dizem que somos diferentes da mente e por isso não devemos ficar obcecados com ela.

Tentar fazer com que a mente seja perfeita é uma tarefa impossível. Assim como não existe corpo perfeitamente saudável, não existe mente completamente livre de vício, compulsões e falhas. Cuidamos do corpo continuamente e da mesma maneira devemos cuidar da saúde da nossa mente. E do ponto de vista da mente estaremos crescendo e amadurecendo até o último dia de nossas vidas.

É um desafio para todos manter a mente leve, canalizando a energia das compulsões para algo positivo como correr, escrever, cantar, dançar…. experimente-se!

EBOOK Yoga vedanta

2 Comments

Leave a Reply

Satsanga Online | Vedanta Yoga Meditação e Mantras | por Jonas Masetti located at Rua Eng Alfredo Modrach 122 Lanranjeiras , Rio de Janeiro, RJ . Reviewed by 500238 leitores rated: 5 / 5

Namaste!
Você não vai querer
ficar fora dessa!

Depois que o facebook limitou as visualizações para apenas 10% das comunidades, o EMAIL É A ÚNICA FORMA de você ficar por dentro e usufruir dos benefícios desse conhecimento. JUNTE-SE A NÓS e receba todos nosso artigos por email semanalmente.

Respeitamos sua privacidade