was successfully added to your cart.

Como lidar com os novos desafios da vida?

Como lidar com os novos desafios da vida?

Como lidar com novos desafios na vidaTodo mundo quer ter sucesso, especialmente quando se é jovem e ambicioso. Essa motivação para o sucesso faz a gente colocar várias metas e objetivos para atingir. Porém, mesmo antes de atingir qualquer um deles, a gente fica cansado. Por outro lado, se eu quero ter sucesso na vida, eu tenho que ter clareza sobre meus objetivos. Afinal, como lidar com novos desafios da vida?Eu tenho que ver com clareza o que está para ser alcançado e o que é esperado de mim. É possível que apareçam conflitos quando eu tenho muitos objetivos e quando existem limitações de tempo, recursos e etc… Quando os conflitos chegam entre os meus objetivos, os mesmos devem ser priorizados. É importante para uma pessoa ter suas prioridades claras, porque a falta de priorização causa angústia, o que deixa ele ou ela sob muito stress. Uma vez que meu objetivo está claro, eu concebo meus planos para completar meu projeto com sucesso. Tenho planos de longo prazo e planos imediatos.

Para ter sucesso, eu tenho que estar consciente das minhas limitações intrínsecas, como um ser humano. Meu conhecimento é muito limitado, os poderes e recursos que posso obter são também limitados. Então, com recursos limitados, habilidades limitadas e conhecimentos limitados, eu crio projetos e trabalho para que esses funcionem por completo. Essa aceitação da minha parte de que meu conhecimento é limitado e que coisas podem sair erradas, pode me fazer um pessimista ou um otimista. Se eu acreditar, firmemente, nas leis de Murphy: “O que pode sair errado, vai sair errado.” Vou me tornar um pessimista. É verdade que as coisas podem sair errado, mas se eu ficar com medo de tomar projetos difíceis, porque acho que podem dar errado, eu não consigo nem começar.

Então, como eu começo? Suponha que uma pessoa tenha que caminhar 10 milhas em um caminho que seja repleto de escuridão. Ela só tem uma lanterna para guiá-la no seu caminho. Se a pessoa pensa que a lanterna ilumina apenas 10 metros a sua frente e que ela tem 10 milhas para percorrer, ela não consegue prosseguir. A solução é simples, porque eu só preciso dos dez próximos metros a minha frente para ser iluminado. Basta que as coisas a minha frente estejam claras e o que está reservado eu não preciso saber agora. Tudo que eu preciso saber é o que está nos próximos 10 metros da minha vida. Enquanto eu vou andando, os próximos 10 metros são iluminados, eu posso decidir se eu quero ir para esquerda ou para direita e posso ver também quando tiver buracos na minha frente. Como que dirigimos à noite? As luzes do carro apenas iluminam alguns metros e você viaja quilômetros. Durante o caminho você encontra situações variadas e você age de acordo com cada uma delas. Se tiver um desvio para ser feito, você faz. Se tiver um aviso de quebra-molas, que em geral a gente não repara, mas por sorte você vê, basta diminuir a velocidade. Eu, como um ser humano, então, começo com um projeto, ciente do escopo limitado do meu conhecimento e habilidades. Meu conhecimento das minhas limitações humanas não deve me deter a aceitar desafios com atitude positiva. Dessa maneira, eu não sou abalado pelas dimensões das tarefas. A tarefa inicialmente pode parecer complicada e me paralisar. Escritores têm esse problema com freqüência. Eles não podem começar o livro se eles se preocuparem com a abrangência do assunto e como todos os detalhes. Eles enfrentam um bloqueio mental. Como um escritor enfrenta esse problema? Ele começa a escrever algumas páginas a cada dia e com o tempo ele percebe que completou o livro. É bom colocar em mente que qualquer projeto que seja bem concebido pode ser alcançado, se o esforço correto for feito. Por isso, eu devo me preocupar com meus planos imediatos e objetivos, sem ficar perdido com as dimensões do projeto. Se eu me restrinjo ao que deve ser feito agora, eu mantenho a atitude positiva. Se eu me preocupar com a grandeza do trabalho, eu fico pessimista e nem começo.

Quando você começa uma tarefa, você só precisa saber os primeiros passos. Você não tem controle sobre o que está guardado. Você trabalha para o sucesso, você não trabalha para o fracasso, mas você pode não ter sucesso todas as vezes. Sempre tem a possibilidade de algo dar errado. Quando alguma coisa der errada, você pode corrigí-la. Então a atitude de esperar o pior, só coloca você na ponta dos dedos, tira o seu foco, negligenciando o andamento do próprio trabalho. Saiba precisamente quais são seus objetivos, como devem ser alcançados, seja persistente e aberto para enfrentar problemas no caminho. Só então, você está preparado par enfrentar desafios, alerta e comprometido com seu trabalho.


One Comment

Satsanga Online | Vedanta Yoga Meditação e Mantras | por Jonas Masetti located at Rio de Janeiro , RJ, Brasil . Reviewed by 103.560 visitantes rated: 5 / 5